Dinheirofastmany: Valor Moeda

Valor Moeda

Ferramentas e recursos para investidores, empresas e viajantes

Oanda

Fornece informações sobre taxas de câmbio desde 1996 e serviços de operações cambiais desde 2001. É possível converter moedas de todo o mundo. Moeda antigas ou metais preciosos. Têm informação sobre as taxas de câmbio atualizadas! O aplicativo desta plataforma é gratuito e fácil de fazer o download. Suporta a maioria dos dispositivos móveis com internet.

"OANDA utiliza a tecnologia de computador e financeira inovadora para fornecer forex baseados na Internet e serviços de informação de moeda para todos, desde os indivíduos até grandes corporações, gestores de carteiras de instituições financeiras. OANDA é um informador de mercado e uma fonte confiável de dados e de moeda. Tem acesso a uma das maiores, alta frequência de histórico do mundo, bancos de dados de moeda filtrados."


O Banco de Portugal GCC é o banco central da República Portuguesa. Foi fundado em 19 de Novembro de 1846, em Lisboa, onde é a sua sede. Surgiu da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Fundado com o estatuto de sociedade anónima, até à sua nacionalização, em 1974, era maioritariamente privado. É o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais que foi fundado em Junho de 1998. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco de Portugal prossegue os objetivos e participa no desempenho das atribuições cometidas ao SEBC. Compete ao Banco a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras. O Banco emite notas de euro e põe em circulação as moedas metálicas, embora o BCE detenha o direito exclusivo de autorizar a sua emissão. Compete-lhe ainda regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos, gerir as disponibilidades externas do País e agir como intermediário das relações monetárias internacionais do Estado, bem como aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro. Cabe ao Banco a recolha e elaboração das estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos.


Banco Central Europeu
O Banco Central Europeu (BCE) é o banco central responsável pela moeda única da Zona Euro e a sua principal missão é preservar opoder de compra do euro, assegurando assim a estabilidade de preços na respectiva zona. A sua sede está localizada na cidade alemã de Frankfurt am Main. Com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, o Banco Central tornou-se numa instituição da União Europeia. O BCE foi fundado em 1 de Junho de 1998 com a adesão dos onze estados membros que tinham cumprido as condições necessárias para adotarem a moeda única em 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria , Finlândia e Inglaterra (Bank of England detem 15,9764 % de participaçoes financeira)

Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil (BC, BACEN ou BCB) é autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é uma das principais autoridades monetárias do país, sendo a principal o Conselho Monetário Nacional (CMN). O BCB recebeu esta competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional.
O Banco Central foi criado em 31 de dezembro de 1964 pela da Lei nº 4.595.

Banco Nacional de Angola

O Banco Nacional de Angola (BNA) é o banco central de Angola, sendo o único responsável pela política monetária do país. A sua sede localiza-se na Avenida 4 de Fevereiro, na capital, Luanda. O BNA surgiu em 1926 como Banco de Angola e era a única autoridade bancária do território sob domínio de Portugal até 1975. Em1976 o Banco de Angola foi transformado no Banco Nacional de Angola.

O BNA foi vítima de fraude no montante de 160 milhões de dólares americanos, quando em 2009 foi descoberto que a conta dotesouro angolano no Banco Espírito Santo em Londres, saíram varias transferências para contas bancárias controladas pelos suspeitos[quem?]. Estes eram pagamentos do BNA para produtos importados que nunca chegaram a Angola ou outros completamente fictícios, como limpa-neves.2 Quando a conta do BNA atingiu valores mínimos, foi o própria BES de Londres que alertou as autoridades de Angola para as saídas sucessivas de dinheiro. O caso da fraude ao BNA foi revelado pelo jornal portuguêsDiário de Notícias em Junho de 2011.3 No âmbito da investigação deste processo já foram detidas 25 pessoas em Angola, acusados de fluxos ilegais de dinheiro transaccionados entre angolanos, portugueses e espanhóis, havendo suspeitas da prática de branqueamento de capitais, de burla qualificada, entre outros ilícitos. Envolvido estão também funcionários do Ministério das Finanças de Angola e do BNA.

Banco de Cabo Verde

O Banco de Cabo Verde foi criado em 29 de Setembro de 1975, tendo-lhe, então, sido cometidas as funções de banco central e emissor, autoridade cambial, caixa de tesouro e banco comercial e de desenvolvimento. Em Agosto de 1993, foi aprovada uma nova Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde, passando este a exercer exclusivamente as funções de banco central e atribuindo-se-lhe sucessivamente responsabilidades acrescidas no domínio da supervisão e controlo das diversas instituições que actuam nos mercados monetário e financeiro, incluindo o sector segurador e o mercado de capitais.



O Banco de Moçambique (abreviadamente BM) é o banco central da República de Moçambique. De acordo com a Lei nº 1/92 de 3 de Janeiro (Lei Orgânica do BM) desempenha as funções de (a) banco do estado, (b) conselheiro do governo no dominio financeiro, (c) orientador e controlador das políticas monetária e cambial, (d) gestor das disponibilidades externas do País, (e) intermediário nas relações monetérias internacionais e, (f) supervisor das instituições financeiras que operam no território nacional. Foi fundado em 17 Maio de 1975, na sequência dos Acordos de Lusaka assinados entre o Governo Português (representando a potência colonial) e a Frente de Libertação de Moçambique em 7 de Setembro de 1974. O património do BNU (Banco Nacional Ultramarino) em Moçambique reverteu integralmente para o BM. Inicialmente além de banco central possuía funções comerciais, as quais cessaram em 1992 com a criação do então BCM (Banco Comercial de Moçambique). A história e a evolução do Banco está indelevelmente ligada à evolução do país e das suas políticas económicas e sociais, particularmente na 1ª década após a Independência. Uma das grandes tarefas do BM foi a substituição, em 16 de Junho de 1980, da moeda colonial (o escudo) pelo metical, uma operação que foi levada a cabo com grande sucesso e em curto espaço de tempo. O Banco de Moçambique tem a sua sede em Maputo, capital de Moçambique, e delegações nas capitais provinciais. É dirigido por um Governador, coadjuvado por um vice-governador, que chefia o Conselho de Administração, nomeados pelo Presidente da República.

Banco Central de Timor Leste


O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) foi formalmente criado a 13 de Setembro de 2011, substituindo a Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste (ABP) e o Gabinte Central de Pagamentos.1 É o responsável pela política monetária. Entre suas actuais funções, destaca-se a supervisão da actividade bancária.

Sua sede localiza-se na cidade de Díli.


Banco Central de São Tomé e Príncipe


Na altura da independência, em 1975, o governo converteu a filial local do banco colonial Português, Banco Nacional Ultramarino , no Banco Nacional de São Tomé e Príncipe, que assumiu as funções de banco central, banco de desenvolvimento e banco comercial. O governo criou um monobank, trazendo o único outro banco comercial no país, o Banco Popular de Angola (ex-Banco Comercial de Angola e, agora, o Banco de Poupança e Crédito ), sob o controle do Banco Nacional e fundindo seu banco de poupança, o Caixa de Crédito .

Em 1992, uma lei de reforma resultou no Banco Nacional dando o seu desenvolvimento e as funções de banco comercial, com foco em bancos centrais. Com essa reforma, o banco assumiu seu nome atual. O banco sucessor para as funções de banco comercial foi o Banco Internacional de São Tomé e Príncipe .

Guiné Bissau


O Banco Central dos Estados da África Ocidental (em francês, Banque Centrale des États de l'Afrique de l'Ouest, ou BCEAO) é um banco central que atende os oito países da África Ocidental que fazem parte da União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA):Termos do artigo 8 º dos Estatutos do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), o principal objetivo da política monetária é BCEAO garantir a estabilidade dos preços. Apesar desta objetivo, o Banco Central apoia as políticas económicas dos UEMOA, para um crescimento saudável e sustentável.


História:O Banco Nacional Ultramarino (BNU) foi um dos primeiros bancos fundados em Portugal, por Francisco Oliveira Chamiço, em 1864, através de recursos financeiros privados. Surgido num período de grande expansão do setor bancário, este Banco tinha como objetivo agilizar as trocas comerciais entre Portugal e as várias colónias Ultramarinas. Uma das suas filiais com maior destaque a nível histórico foi a de Bolama, antiga capital da Guiné. Atingiu o seu auge na mesma época que completou 100 anos de existência. Após a saída do decreto-lei, que obrigava à sua nacionalização o BNU findou a maior parte das suas funções. Actualmente faz parte do grupo Caixa Geral de depósitos.

Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África que se estende desde o cabo Roxo até à ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacri (ex-francesa) e a sul e oeste com o oceano Atlântico. Além do território continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais do rio Geba, de Pedro Álvares, de Bolama e de Canhabaque. Foi uma colónia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente - mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 10 de Setembrode 1974. A Guiné-Bissau foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.